HOLDING FAMILIAR: UM “CNPJ” PARA PROTEGER O PATRIMÔNIO
Em linhas gerais,holding familiar é o “CNPJ da família”.
A constituição desta holding leva em conta a proteção dos bens familiares e a sucessão do patrimônio para que futuramente sejam evitadas discussões envolvendo os sócios e mesmo os membros do núcleo familiar.
A constituição da holding em vida pelo patriarca ou pela matriarca da família é de extrema importância quando se pensa em impedir discussões e gastos desnecessários no futuro a respeito do patrimônio.
Em uma holding familiar também é possível prever a destinação e a administração da abertura de um processo de sucessão do patrimônio.
Outra vantagem deste“CNPJ familiar” é a redução dos valores do processo de inventário. No Brasil, o custo corresponde a aproximadamente de 20% do monte-mor (a soma de todos os bens existentes na abertura de um inventário) a ser transferido para os herdeiros.
É importante contar com um advogado especializado para a constituição da holding familiar. Caberá ao profissional analisar toda a documentação, verificar a tributação, e por fim, realizar a distribuição das cotas, entre outras ações.